sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O PAD E OS PADRINHOS MÁGICOS


O governo do Paraná acha que está em céu de brigadeiro em relação à educação. Como acha que já fez tudo em relação à matéria agora fica inventando projetos miraculosos, mágicos, para inflar números da educação paranaense. Pois não é que as escolas agora estão recebendo personagens estadunidenses diretamente das telinhas de TV para solucionar os problemas da educação? Segundo o Plano de Ações Descentralizadas (PAD) as escolas terão a partir de agora um Cosmo ou uma Wanda, os Padrinhos Mágicos das escolas paranaenses.
            Segundo o PAD os vilões da educação paranaense são os gestores, professores, pedagogos... Há, e os próprios alunos que reprovam. O PAD veio de outra dimensão, colocando no solo da escola Cosmo e Wanda, com suas mágicas, para combater os vilões que provocam a evasão e reprovação escolar.
            Os Padrinhos Mágicos farão que alunos e alunas falem e escrevam fluentemente nossa língua vernácula. Farão com que aprendam, num passe de mágica, a ciência de Pitágoras.
            Os Padrinhos Mágicos também serão responsáveis em mudar a cabeça dos gestores para que eles sejam democráticos: que façam planejamento participativo, que ouça toda a comunidade escolar antes de decidir os rumos da educação na escola.
            Oxalá os Padrinhos Mágicos viessem para nossas escolas e com uma batida de suas varinhas de condão resolvessem a questão da violência que permeia as relações internas, o assédio moral, à infraestrutura capenga de grande parte dos estabelecimentos escolares do Paraná, implementasse uma política de cargos e salários dignos a todos os profissionais do chão da escola. Batesse com a varinha na cabeça do Beto Richa para que ele implante de vez o 1/3 de hora atividade.

            Uma pergunta que não quer calar: Beto quanto está custando aos cofres públicos esta brincadeirinha dos Padrinhos Mágicos? Neste momento existem 442 padrinhos no Estado, o ano que vem serão 2.145. Além deles, ficam na terceira dimensão os grupos de articulação regional e estadual com reuniões sequenciais. Beto não nos venha dizer que eles visitam as escolas voando... Aí é abusar da paciência dos professores e professoras do Paraná.

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