sábado, 5 de outubro de 2013

Texto a quatro mãos compartilhado

INESQUECÍVEL PROFESSOR

MAURO MARCOLINO CARNEIRO, PAULO SERGIO SCHEMBERGER, MARIA APARECIDA CARBONAR, LURDES BARÃO

Todos nós passamos por pessoas durante a nossa vida, mas algumas deixam marcas indeléveis. Quando se fala em professores cada um tem o seu predileto. Estava na antiga quinta série uma transição de criança para adolescente fase de descobertas, arrojos. Encontrei um ambiente nada encorajador: turma de idade mais avançada que a minha, professores tradicionais nada de conversar com aluno, sorrir nem pensar um prédio asséptico, nada convidativo a aprendizagem. Mas o professor Rui quebrava todo esse paradigma: sempre nos acolhia com um sorriso, um bom dia, nos convidava a adentrar em seu mundo de pessoas diferentes, países diferentes, épocas ímpares. Foi com ele que aprendi a não aceitar a primeira opinião, a desconfiar de presentes fora de época, a viajar pelo tempo e espaço.
Com certeza essa fase de adaptação foi um tanto complicada, pois não me encaixava socialmente com os demais alunos da turma e porque não também da escola, localizada em uma cidade de pequeno porte onde a vida de todos os moradores era bastante complicada, pois a maioria vivia esperando que o governo federal depositasse o bolsa família para fazer frente as compras de alimentos na venda do Sr. Tobias localizada a mais ou menos oito quadras de casa. Mesmo com essas diversidades sabia que poderia contar com a dedicação, o empenho do professor Rui que na falta de uma biblioteca na escola trazia de sua casa vários livros dos mais diversos autores emprestando para nós podermos viajar e conhecer outros povos e suas culturas.
O problema era que as coisas mudaram, evoluíram e mesmo as aulas maravilhosas do professor Rui estavam deixando a desejar, as notícias circulam rapidamente e os livros que ele gentilmente trazia para nós estavam ficando monótonos. Então, o professor Rui teve a feliz ideia de realizar um curso de inovações tecnológicas e trouxe as novidades para nossa sala de aula. Os dias em que tínhamos aula com aquele professor se tornaram inesquecíveis. Ele nos conduzia a sala de informática onde agora viajávamos pelo google maps, pelos email trocados entre a turma, pelas pesquisas online, enfim, foram os melhores anos de nossa caminhada escolar.
O Professor Rui era um Professor por excelência, pois tinha paixão pelo que fazia, era um sonhador, um inovador, buscando sempre um novo caminho para trilhar junto conosco e por isso foi buscar aperfeiçoamento para trabalhar de maneira mais dinâmica conosco, fazendo com que sempre aprendêssemos, juntos, sobre as novas tecnologias cada vez mais presentes em nossas vidas. Com a convivência com este educador, aprendemos que devemos nos atualizar, buscar sempre estar sempre ciente e consciente de tudo que nos rodeia e que sempre vamos aprender algo com nosso semelhante. Dia desses depareime com uma frase que me fez lembar em especial do Professor Rui, e creio que todos vão compreender o porque:: “Educação é aquilo que fica depois que você esquece o que a escola ensinou” Albert Einstein. Nesta controversa frase penso que Einstein quis dizer que o professor deve desenvolver olhares diferenciados sobre os seus alunos e sobre sua forma de ensinar, e este Inesquecível Professor Rui fez isto. Se tornou especial em nossas vidas ao nos tornar especial em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário